segunda-feira, setembro 18, 2006

A biblioteca viva ao serviço da humanidade



A 9 de Setembro realizou-se na praça Bebelplatz (que ficou conhecida por ser o local onde os Nazis queimavam os livros proibidos durante o 3º Reich), em Berlim, a "Table of Free Voices", um evento da iniciativa da Dropping Knowledge que juntou numa só mesa redonda 112 das maiores individualidades contemporâneas do mundo (pensadores, activistas, artistas, etc).
"A Table of Free Voices" é apenas um empurrão inicial que a Dropping Knowledge quer dar a um movimento que se espera espalhar a todo o mundo" - Ralf Schmerberg, um dos fundadores da Droppping Knowledge.
A Dropping Knowledge é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Berlim, dedicada ao apoio da partilha livre e aberta de conhecimento como catalizador de mudança social.

O objectivo não era o diálogo aberto, mas sim um espaço onde cada um dos 112 participantes se sentaram durante 6 horas em frente a uma câmara digital a responder a inúmeras questões sobre a guerra e a paz, política e entendimento inter-cultural, entre muitos outros temas, que foram submetidas via internet através da campanha "Ask yourself", desde o anos passado, por pessoas e organizações de todo o mundo.

"Acredito que a noissa atitude mental dá vida ao nosso planeta", "Quando tomamos a direcção do desconhecido abrimo-nos a novas ideias, novos pontos de vista, todo um mundo novo. É por isso que estou a moderar este evento" - o activista Nigeriano Hasfat Abiola, que moderou o evento em conjunto com o actor Willem Defoe.

A campanha "Ask yourself"

A Dropping Knowledge lançou esta campanha a nível internacional em Setembro de 2005 com o objectivo de encorajar pessoas, comunidades e organizações a pensarem nas questões que mais as perturbam e a envia-las para o projecto. Daqui resultou que até ao final de Agosto passado mais de 20.000 perguntas haviam sido enviadas para o projecto, reflectindo preocupações, medos e preocupações comuns a todos os sectores que os organizadores esperam, possam inspirar soluções para os mais importantes assuntos da actualidade: Como poderemos irradicar a pobreza no 3º mundo? Haveria Guerra se o Mundo fosse governado por mulheres? Como protegemos as vozes para a Paz?

As respostas dos participantes foram gravadas, transcritas e traduzidas para inglês. O material em vídeo (estimado em cerca de 672 horas) estará disonível online no site do projecto, como parte de uma plataforma inovadora para a partilha de conhecimento. A platafdorma servirá de biblioteca e motor de pesquisa por um lado e de um interface visual de navegação por outro, ligando a uma base de dados de conhecimento com links e informação de fundo sobre milhares de tópicos.

(tradução de parte de um artigo do Deutsche Welle sobre o assunto, as minhas desculpas pela linguagem descuidada e eventuais erros de tradução).


Enfim, um grande projecto, uma boa ideia posta em marcha (graças não só à boa vontade mas também à participação da Seguradora Allianz com um patrocínio de 3 milhões de dólares). Agora parte de nós a continuidade do projecto (eu, da minha parte vou fazendo o que posso com a Wikipedia e principalmente neste espaço).
Visitem o site e adicionem aos favoritos, há-de sê-lo certamente (a seguir ao da Bola e do Record para alguns, mas enfim): http://www.droppingknowledge.org

Sem comentários: