segunda-feira, setembro 11, 2006

11 de Setembro ... um dia para recordar!







"SÓ MALES SÃO REAIS, SÓ DOR EXISTE. PRAZERES, SÓ OS GERA A FANTASIA..."

Antero de Quental - 1842 - 1891






Mais um 11 de Setembro a encher todos os boletins noticiosos, o dia mais noticiado do ano, no mundo inteiro (será?).
Não pude deixar de fazer referência a algumas efemérides que marcam este dia, razõe pelas quais ele deve ser relembrado ... ainda que haja um novo todos os anos!

Não podia começar por outra coisa que não Manhattan - foi a 11 de Setembro há 397 anos atrás que o navegador inglês Henry Hudson ao serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais descobriu esta ilha, cagou na cena er seguiu em frente.

1962 - termina a gravação do primeiro álbum dos Beatles "Please Please Me" Lançado em 1963, marca o início de um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos. Nota: gravado em 15 horas em 3 dias.

1973 - Assassinato de Salvador Allende durante o golpe de estado que instituiu o regime militar de Pinochet no Chile.

Em 1997 chega a Marte a sonda Mars Global Surveyor, mais um grande passo da humanidade.

1940 - nasce Brian De Palma.

1891 - Nasce Antero de Quental

e morrem:

em 1971 Nikita Kruschov, secretário geral do Partido Comunista da União Soviética

em 1973 Salvador Allende, político e ex-presidente chileno, coisa que se supunha pela efeméride do seu assassinato relatada acima.

São algumas das efemérides que marcam este 11 de Setembro, que merecem ser recordadas e comemoradas.

Notas de Rodapé: foi também a 11 de Setembro de 2001 que dois aviões embateram nas torre gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, altura em que por coincidência: as duas torres desmoronaram (sem que tivesse até à data sido possível relacionar os dois acontecimentos com suportes indiscutíveis), e dois outros aviões se despenham sem deixar quaisquer vestígios da queda ou que de aviões se tratasse sequer, um no pentágono e outro perto de Shanksville, Pennsylvania. Estes dois últimos "acidentes", apesar de terem causado grandes "mossas" e de terem caído em terra, não causaram feridos e possivelmente mortos também não, supondo-se que terão sido vítimados os ocupantes de dois aviões que na mesma altura terão desaparecido dos radares Norte-Americanos (suposições não suportadas por quaisquer vestígios de aeronaves, e não se tratavam de ultraleves, nos locais dos embates ou por quaisquer vestígios de cadáveres).

Fica assim marcado o dia.

Sem comentários: