quinta-feira, setembro 14, 2006

A falha do sistema infalível

Talvez o título do post não faça justiça ao acontecimento nem a falha torna o sistema obsoleto. De facto, tratou-se de uma pequena falha de entre dezenas utilizações bem sucedidas.
Este "sistema" trata-se de facto de um auxiliar de memória aperfeiçoado com uma técnica extremamente avançada de leitura e previsão de actos humanos e um desenho ao nível de ourives. Chamam-lhe cábulas, e eu sempre as usei desde que entrei para o ensino superior, ou pelo menos sempre as levei comigo, quanto mais não fosse serviriam de suporte caso o neurónio 2.655.376 decidisse mais uma vez manifestar o seu descontentamento e não permitisse a sinapse. E eis que passados 6 anos o inevitável aconteceu, a excepção que confirma a regra, o sistema infalível falhou. Redundância? não, falha humana ... minha.
Passavam cerca de 90 minutos de exame quando a Dra. se aproxima de mim com a folha de presenças para eu assinar, rotina a que todos se habituaram e fazem inconscientemente, assinei e voltei a caneta para a folha de ponto. O exame até à altura corria bem, pela primeira vez resolvi um exercício prático num exame de economia, e estava correcto e tudo (confirmei numa espiadela ao resultado do colega do lado), os conceitos estavam definidos, mais duas perguntas de desenvolvimento e cagar na última prática (porque afinal quem quer o 20?) para ficar despachado e com o curso praticamente terminado, em 90 minutos não estava nada mal. Voltando à situação .... preparava-me para continuar o exame quando ela diz que também quer ver o nome do cartão de estudante e da folha de ponto (não fosse um qualquer colega do IST fazer o exame por mim) e eu pronto, está bem, "toma lá chavala", não lhe chegou, queria confirmar também o "nome na folha de rascunho que depois do exame deve ser entregue juntamente com a folha de ponto e o enunciado" ... e foi neste momento que me ocorreu "olha que caralho hein, já fui". Sorri para ela, que sem perceber o que se passava estendeu a mão para verificar a minha graça na folha e pronto, salta desalmada a folha de material de suporte educativo que se encontrava debaixo da folha de rascunho, a mocinha olha para mim e "vamos", mas de facto o único que foi fui eu, ela lá ficou!
Fica assim relatado este acontecimento, mais um capítulo triste na vida difícil de estudante.
Deixo o link para as cábulas que me dificultaram o término do curso com mais antecedência ... tenho de ter mais cuidado da próxima :) - A ínfâmia!

Sem comentários: